Receitas

Por que o bolo não sobe

Pin
Send
Share
Send
Send


O bolo é um dos produtos de panificação mais feitos em casa, porque é bastante simples de fazer, além de ser muito rico. No entanto, nem sempre funciona. E, apesar da facilidade de preparação, não é estranho que em alguma ocasião seja visto que afunda quando é retirado do forno, é notado que a base ou seus lados foram queimados quando desenmoldados ou é crua por dentro apesar de ter uma magnífica cor dourada por fora. Estes são apenas alguns dos problemas a que se acrescenta outro que é bastante frequente: que o bolo não subiu tanto quanto deveria, ou melhor, nada sobe. Independentemente do nível do contêiner em que você ficou, há várias causas que explicam porque o bolo não sobe. De, vamos explicar um por um para que você possa corrigir esses fracassos e fazer alguns biscoitos dignos da melhor pastelaria.

Você também pode estar interessado: Como fazer um bolo

O bolo não sobe porque a massa não é bem feita

Uma das principais razões pelas quais o bolo não sobe é porque a massa não está bem feita. Isso quer dizer que o processo que você seguiu para executá-lo não é adequado ou você cometeu um erro, mesmo que você não tenha percebido. Normalmente, problemas com massa estão relacionados a:

  • A farinha: o bolo não sobe porque você adicionou toda a quantidade de farinha ao mesmo tempo, o que dificulta a mistura e a massa é homogênea. É sempre conveniente incorporá-lo gradualmente à mistura que você prepara. Além disso, também é essencial peneirá-lo para que fique mais fino e, portanto, a massa fique mais clara e a farinha esteja melhor ligada aos demais ingredientes do bolo.
  • Montagem: Outro dos problemas mais comuns que explicam porque o bolo não sobe é a mistura de ovos e açúcar. É essencial montá-lo bem para dar ar e fluir melhor com a farinha, que deve ser incorporada pouco a pouco para não tirar o ar que lhe demos. Da mesma forma, a falha pode ser feita pela substituição de algum ingrediente básico dos biscoitos por saúde ou preferências, como a troca do ovo por outros ingredientes que cumpram sua função. Neste outro artigo explicamos como substituir o ovo nos biscoitos.
  • Descanso: Outro dos erros habituais que são feitos e que não levantam o bolo é que a massa é deixada para descansar por um longo tempo antes de assar. Em geral - a menos que indicado de outra forma na receita - é essencial que não haja muito tempo entre a preparação e o tempo para assar o bolo. E, à medida que os minutos passam, o peso da farinha aumenta e o bolo perde ar.
  • Quantidades: Outra razão que explica que o bolo não sobe é a quantidade dos ingredientes. Se você colocar pouca ou muita farinha, o bolo não vai subir. E o mesmo acontece com o fermento - para adicionar mais, ele não subirá mais - ou se você esqueceu de incorporá-lo à mistura.
  • Qualidade: É importante que todos os ingredientes usados ​​sejam de qualidade porque, caso contrário, o bolo não funcionará bem. Cuidado especial deve ser tomado com a farinha, já que não é bom ter muita proteína, especialmente aquelas que já são compradas específicas para pastelaria ou pastelaria. Da mesma forma, é fundamental não usar ingredientes vencidos, mesmo que por um curto período de tempo.

Se a temperatura não é adequada, o bolo não sobe

Outra das principais razões pelas quais o bolo não sobe é a temperatura. E é sempre necessário colocar o forno com graus suficientes para que não seja feito do lado de fora e o bolo cru é deixado no interior e, assim, pode subir o suficiente, embora não seja o único fator a ter em conta relação com notas. Se o seu bolo não subir no forno, olhe para a temperatura tanto do forno em si, quanto a temperatura dos ingredientes no momento do cozimento.

  • Temperatura do forno: Antes de colocar o bolo no forno é importante que você o pré-aqueça para que ele já comece a receber calor a partir do primeiro segundo e a massa não descanse. A temperatura deve ser sempre como indicado na receita que você prepara embora, em geral, seja normalmente indicada em 180 graus. Se você colocou o forno para pré-aquecer mais graus, você pode abaixá-lo com o bolo já dentro e mantê-lo até que esteja cozido.
  • Temperatura dos ingredientes: Às vezes a falha não está na temperatura do forno, mas nos ingredientes. Tudo que é usado para fazer este bolo tem que estar à temperatura ambiente, porque quando estão muito frios na geladeira eles não se misturam bem. Além disso, se você colocá-los no forno, o bolo já estará em uma temperatura mais baixa e não será compensado com o que você definiu, dificultando a sua subida e o funcionamento da levedura.

Maus hábitos que explicam porque o bolo não sobe

Além de ter cuidado com os diferentes aspectos que comentamos anteriormente, é importante olhar atentamente para outros gestos, que geralmente são maus hábitos que fazem o bolo não subir no forno:

  • Abra a porta do forno: Não é bom abrir a porta do forno porque a temperatura é alterada e o bolo cai. De qualquer forma, se você não pode evitá-lo e quer ver como ele está assando, você deve saber que não é conveniente que você faça isso antes de ter gasto pelo menos 30 minutos.
  • Não pré-aqueça bem o forno: Quando pré-aquecer o forno, é sempre conveniente adicionar à temperatura de processamento (por exemplo, 180 graus), um total de 25 graus a mais.
  • Pobre do bolo: Em geral, é aconselhável colocar o bolo no meio do forno. Se você colocá-lo muito alto, ele vai queimar rapidamente e, se for muito baixo, levará mais tempo para fazer e provavelmente não vai subir tanto quanto deveria.
  • Não coloque folha de alumínio ou forno: Não se esqueça de colocar uma folha de alumínio sobre a massa do bolo quando for colocá-lo no forno para que ele não queime demais por cima e lhe dê tempo para subir.

Com estas explicações sobre por que o bolo que lhe demos não aparece, esperamos tê-lo ajudado. É sempre aconselhável ler a receita muito bem e não pular nenhuma indicação ou passo para que o bolo fique espetacular e delicioso. Agora que você sabe como evitar esses erros e obter uma boa sobremesa, recomendamos várias receitas deliciosas e esponjosas de pão de ló.

Se você quiser ler mais artigos semelhantes a Por que o bolo não sobe, recomendamos que você insira nossa categoria Receitas.

Pin
Send
Share
Send
Send