
A gastronomia permite-lhe introduzir múltiplas combinações de alimentos e incorporar novos produtos em receitas. E, a cada vez, há conhecimento de mais plantas que são comestíveis, bem como de suas partes, porque existem raízes, folhas, caules e flores comestíveis. Por exemplo, há muitas hastes que comemos e às vezes nem percebemos isso. Alguns deles são muito populares porque foram usados na cozinha e em muitas receitas durante muito tempo, embora outros possam ser menos conhecidos.
De, vamos falar sobre 13 talos comestíveis, que você pode incorporar em suas receitas sem problemas, porque eles são muito ricos e fáceis de preparar. Em alguns casos, você nem precisa cozinhá-los, porque você os encontra embalados e você só precisa abrir a lata ou a loja que você compra na loja ou no supermercado, então tome nota dessas hastes que são comidas.
Você também pode gostar: 43 tipos de flores comestíveis13 talos comestíveis - lista de nomes e características
Na cozinha e nas receitas não é incomum encontrar caules que são comidos, embora às vezes eles não são indicados por este nome, porque eles são considerados vegetais e até vegetais. De fato, é comum encontrar nas receitas o uso de termos mais genéricos como legumes comestíveis. E quais são alguns deles?
- Espargos: esta planta pertence ao gênero Aspargos e é muito comum em toda a Europa, assim como em áreas da África e da Ásia ocidental. Na imagem da capa deste artigo, vemos aspargos brancos, mas aspargos verdes ou selvagens também são hastes comestíveis. Aqui explicamos como cozinhar aspargos.
- Cana de açúcar: a cana também faz parte do grupo de hastes usadas na cozinha. A parte comestível é o caule interno em que, precisamente, é a seiva que é a fonte de açúcar.
- Bambu: Embora esta planta seja usada como ornamental ou para construções, a verdade é que suas hastes são comidas, embora apenas o botão jovem e emergente seja adequado para o consumo. Conheça aqui todas as grandes propriedades do bambu para a saúde.
- Echalote: Dentro do caule comestível vegetais é a chalota, que é da família alho-poró cebola e alho. O que você come são suas folhas com um pouco do caule.
- Ruibarbo: Os talos comestíveis desta planta são vermelhos ou verdes e podem ser consumidos crus ou cozidos com açúcar, que é a maneira mais comum de prepará-los. Você tem que ter cuidado com as folhas porque elas são tóxicas.
- Couve-rábano: Esta planta pertence à família da mostarda. É outra das hastes que são comidas, podendo levá-las cruas ou cozidas. Claro, você só come a haste base que tem a forma de uma esfera.
- Rabanete: Outro dos talos comestíveis é o rabanete, que é consumido em sua totalidade, geralmente crus, sendo amplamente utilizado para saladas.
- Aipo: também conhecido como célerie, é um dos caules comestíveis mais longos e fibrosos que existe. Além disso, tem a vantagem de poder ser consumido na sua totalidade, incluindo as folhas que tem no topo.
- Canela: Embora estejamos acostumados a ver em pó, a verdade é que a canela é um caule. Especificamente, é obtido de espécies de árvores do gênero Cinnamomun, aparecendo suas hastes ao remover ou extrair a casca. Normalmente, é usado como tempero.
- Chard: Acelga é um dos vegetais comestíveis. Embora você possa comer suas folhas verdes, há muitas pessoas que só querem comer a penca, isto é, seu caule branco.
- Borragem: Esta planta é outro legume comestível. Tem uma forma muito semelhante à acelga, embora suas folhas tenham pequenos pêlos espinhosos e sua penca seja verde e mais estreita.
- Palmito: Essas hastes são extraídas do broto de várias espécies de palmeiras, como o coqueiro. É um produto que, acima de tudo, é amplamente consumido em áreas da América do Sul.
- Alho-porro Este vegetal também tem um caule comestível. Também é conhecido como cebola longa. De fato, é muito parecida com ela, embora com um sabor levemente mais suave.

Os talos comestíveis mais usados na cozinha
Embora haja muitas hastes que são comidas, a verdade é que nem todas são usadas igualmente na cozinha, pelo menos na conhecida dieta mediterrânea. Além disso, nem todos têm as mesmas propriedades nutricionais, nem é aconselhável consumi-los com frequência devido ao seu alto teor em, por exemplo, açúcares, como é o caso da cana-de-açúcar. Então, esses são os caules que são mais comumente usados na culinária:
- Espargos: Eles são um dos melhores troncos comestíveis, sendo também recomendados em muitas dietas para perder e manter o peso, porque eles têm baixas calorias e são formados principalmente por água. Eles também são adequados para pessoas hipertensas por causa de seu baixo nível de sódio. Mas, além disso, têm outros benefícios como, por exemplo, o alto teor de vitamina B6, além de minerais como cálcio, zinco e magnésio. Claro, não se esqueça que é uma grande fonte natural de fibra.
- Aipo: Nesta lista de caules que são comidos, o aipo não pode estar faltando porque é um dos mais benéficos para o organismo. Como os aspargos, eles têm muito conteúdo de água, sendo ideais para a perda de peso e para evitar a retenção de líquidos, sendo um diurético natural perfeito. É também uma fonte de vitamina B1 e B2, bem como colina, tirosina, asparagina e glutamina, que são necessárias para o sistema nervoso e muscular.
- Chard: Dentro de vegetais comestíveis, um dos mais populares é o acelga, que também é um alimento muito completo. Por exemplo, é rico em aminoácidos como isoleucina, arginina e glutamina. É também fonte de vitaminas como B, C, E e K, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco, entre outros. Nesta receita explicamos como fazer acelga com grão de bico, um dos pratos mais típicos da cozinha espanhola em que este caule é usado e estas leguminosas bem conhecidas, juntamente com mais ingredientes que o tornam um prato muito completo e delicioso.
- Alho-poró: Este caule comestível também tem uma alta porcentagem de água, sendo, por sua vez, muito diurético. No entanto, também contém proteínas, vitaminas (B, C, E e K) e minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês.

Receitas com hastes comestíveis-idéias
O hastes usadas na cozinhanormalmente encontrado em as saladas, embora existam muitas outras opções dependendo da haste comestível que você deseja consumir. Por exemplo, os aspargos geralmente são preparados em saladas, embora sejam deliciosos se uma sopa é feita com eles ou refogados e servidos principalmente com carne.
Ruibarbo, enquanto isso, é um talo que tende a ser preparado como fruta, geléia e saladas, mas tem múltiplos usos na massa e cozido com açúcar para fazer tortas e migalhas. Outro caule que é comido usado em uma variedade de pratos, como guisados, cremes e crumbles é alho-poró. Por exemplo, nesta receita, você verá Como fazer creme de alho-poró com facilidade. Em vez disso, o aipo pode ser usado em ensopados e não apenas em caldos, sopas e cremes Se você gosta de cremes, além de alho-poró, recomendamos tentar este outro caule com esta receita em Como fazer creme de aipo.
A planta de chalota, por exemplo, tem muitos usos como condimento ou para uso no molho de alguns picles, como azeitonas ou pepinos em conserva.
São algumas opções de como você pode incorporar as hastes que são comidas na cozinha. Desde então, esperamos tê-lo ajudado a aprender mais sobre esses 12 talos comestíveis para que você possa usá-los em suas receitas favoritas.

Se você quiser ler mais artigos semelhantes a 13 talos comestíveisRecomendamos que você entre na nossa categoria de alimentos e bebidas.